Por Rede Notícias
Aos 18 anos, Quétle Lima dos Santos, jovem de São Gabriel (BA), está prestes a dar um passo importante em sua trajetória: estudar fora do país. Ela foi aprovada na Universidade de Jaén, na Espanha, onde iniciará, em outubro, o curso de Administração e Gestão Pública. Mas, para transformar esse sonho em realidade, Quétle precisa de apoio.
Atualmente cursando o 4º ano do técnico em Informática no IFBA – Campus Irecê, Quétle sempre se destacou pelo envolvimento em atividades acadêmicas e sociais. Já participou do grêmio estudantil, foi monitora de projetos e é uma das fundadoras do núcleo de internacionalização do campus, criado para aproximar estudantes de oportunidades dentro e fora do Brasil.
Sua caminhada já tem marcos importantes: representou o IFBA em um debate acadêmico na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, onde venceu a competição de Arte com uma obra que homenageia a história do povo baiano. Além disso, integra o programa Alicerce, que oferece suporte e formação para jovens de todo o país.
"Desde muito nova, ouvia minha avó dizer que pessoas pobres só conseguiam concluir o ensino médio. Mas, em um ato de rebeldia, decidi que seria a primeira da família a fazer uma graduação. E mais: queria estudar fora", conta Quétle.
Selecionada para uma bolsa oferecida pela Universidade de Jaén, ela teve a matrícula e as mensalidades totalmente isentas. Também receberá um auxílio financeiro para se manter no país. No entanto, despesas como passagens, visto, documentação e moradia inicial não estão incluídas – e, com o euro em alta, esses custos se tornaram um grande desafio.
Para viabilizar a viagem, ela lançou uma rifa online com prêmio de R$ 500 via PIX. Quem quiser colaborar pode acessar o link https://r321.app/s/3GRQwTgL, escolher um número, preencher nome e telefone e fazer o pagamento. Quem preferir pode entrar em contato com ela diretamente pelo Instagram: @quetlelima.
"Qualquer valor me ajuda muito. Se puder doar R$ 1,00, já é motivo de gratidão. E mesmo que não possa contribuir financeiramente, compartilhar minha história ou me ajudar a chegar até instituições públicas, como prefeituras e gabinetes parlamentares, já faz uma enorme diferença", reforça.
Com determinação, sensibilidade e muitos sonhos, Quétle representa o potencial transformador da educação e a força de quem acredita em um futuro melhor.