Rede Notícias
Esporte e Saúde

O avanço das corridas de rua na região de Irecê

Se você ainda não começou, que tal dar o primeiro passo hoje?
Fonte: Prof. Marcos Vinícius      07/03/2025

Por Marcos Vinícius

A corrida de rua vem crescendo de maneira exponencial na região de Irecê e na Chapada nos últimos anos, acompanhando o avanço dessa modalidade em todo o Brasil. Tanto que a corrida está entre os esportes que mais ganharam adeptos no último ano.

Tenho acompanhado de perto essa evolução, tanto como professor quanto como secretário de Esportes de Irecê. Desde 2019, venho trabalhando para fortalecer essa prática na região, e hoje vejo com satisfação o quanto a corrida se tornou uma referência, atraindo cada vez mais corredores e grupos organizados.

A corrida é um esporte acolhedor e, mesmo sendo uma atividade individual, dificilmente é praticada sozinha. Sempre há alguém incentivando o outro, seja para completar um treino ou uma prova, seja para estimular novas pessoas a aderirem à prática. Na região da Chapada, as corridas e trilhas têm chamado cada vez mais atenção. As avenidas das cidades, os parques, as praças municipais e até mesmo as zonas rurais estão cada vez mais povoados por pessoas que buscam melhorar a saúde e a qualidade de vida.

De maneira geral, a corrida contribui para a melhora da saúde em vários aspectos: físico (melhora da saúde cardiovascular, redução da gordura corporal, aumento da capacidade respiratória); mental (aumento da oxigenação cerebral, redução dos níveis de estresse, estímulo à liberação de hormônios do bem-estar e do prazer); e social (troca de experiências, conversas em grupo, socialização e interação).

Diante de tudo isso, talvez você se pergunte: quero começar a correr, é difícil? De maneira nenhuma! O primeiro passo é, literalmente, dar os primeiros passos – seja caminhando, trotando levemente ou intercalando os dois, tudo depende da sua condição física. Mas, como em qualquer prática esportiva, é essencial estar com a saúde em dia. Por isso, se possível, faça uma avaliação médica antes de iniciar.

Além disso, contar com a orientação de um profissional de Educação Física pode fazer toda a diferença. Nós temos o conhecimento necessário para auxiliar na prática e ajudar na evolução da corrida, seja para fins de saúde ou desempenho.

Se você ainda não começou, que tal dar o primeiro passo hoje?

Marcos Vinícius: Secretário de esportes de Irecê, prof. de educação física e mestre em ciências

Receba as notícias em primeira mão no WhatsApp!