Por Rede Notícias
Uma pesquisa da Quaest divulgada nesta quinta-feira (21) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança das intenções de voto para a eleição presidencial de 2026 em todos os cenários simulados de primeiro turno.
No levantamento, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece como o adversário mais competitivo, embora esteja inelegível e aguarde julgamento em setembro por tentativa de golpe de Estado.
No cenário em que seu nome é testado, Lula registra 34% das intenções, contra 28% de Bolsonaro.
Nos demais cenários, em que outros nomes do campo bolsonarista são incluídos, Lula mantém vantagem. Contra Michelle Bolsonaro (PL), por exemplo, o petista aparece com 35%, enquanto a ex-primeira-dama soma 21%. Na simulação com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula marca 35% e Tarcísio, 17%.
O presidente também lidera quando os adversários são Eduardo Bolsonaro (PL) ou Flávio Bolsonaro (PL). Nesse recorte, Lula alcança 34% contra 15% do deputado federal, e 35% contra 14% do senador.
Em todos os cenários, nomes como Ciro Gomes (PDT), Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo) aparecem em patamares inferiores, variando entre 3% e 11%. A taxa de indecisos oscilou de 4% a 6%, enquanto os eleitores que declaram voto branco, nulo ou que não pretendem votar variaram de 13% a 21%.